Quem somos

No princípio o Serviço de Assistência Social era apenas uma seção a mais do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás. A partir de 16 de janeiro de 2006 foi instituída a Fundação Dom Pedro II, pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, regida por Estatuto e Legislações próprios, dando assim início a uma nova gestão dos recursos do Fundo de Assistência Social – FAS e posteriormente do Abono Fardamento, Convênio IPASGO e parcerias diversas.

Teve sua primeira Diretoria Executiva, Conselho de Curadores e Conselho fiscal, constituídos e empossados pela Curadoria de Fundações e Associações da Comarca Goiânia, em 13 de fevereiro de 2006.

A Fundação possui cerca de 10.500 beneficiários cadastrados. Esse número é composto por bombeiros militares ativos e veteranos, pensionistas e seus dependentes legais, de acordo com o artigo 5º da Norma Geral de Benefícios.

Em 2008 com a atualização do Quadro de Organização e Distribuição – QOD do CBMGO, foi implantada no organograma da Corporação a Assessoria Fundacional. A criação desta Assessoria proporcionou uma maior interação entre as duas instituições.

Finalidade estatutária:

De acordo com o artigo 5º de seu Estatuto a Fundação Dom Pedro II possui as seguintes finalidades:

• Proporcionar assistência social aos Bombeiros Militares do Estado de Goiás, às pensionistas, seus dependentes, compreendendo assistência médica, odontológica, hospitalar, psicológica, farmacêutica, habitacional, educacional, esportiva, científica, pesquisa, serviço social em geral, cultural e religiosa.
  • Executar projetos, em parceria, para a comunidade em geral.

Perfil institucional:

Missão

Proporcionar o bem-estar de seus beneficiários com ações direcionadas à melhoria da qualidade de vida, constituindo-se elemento de motivação e comprometimento dos Bombeiros Militares de Goiás com a Corporação em que trabalham, e promover parcerias que visem desenvolver ações sociais junto à comunidade em geral.

Visão

Ser modelo de gestão participativa voltada à satisfação de seus beneficiários e referência de mercado como estrutura fundacional ágil e eficaz na prestação de serviços.

• Excelência no atendimento;
  • Responsabilidade social;
  • Equidade;
  • Ética;
  • Agilidade;
  • Empreendedorismo;
  • Solidariedade.

Programas desenvolvidos:

Desde a sua criação a Fundação Dom Pedro II vem desenvolvendo programas e projetos imprescindíveis as suas finalidades estatutárias, a fim de proporcionar assistência social aos seus beneficiários e executar projetos em parceria para comunidade em geral.

Os programas previstos no Plano de Trabalho são os seguintes:

• Programa de Administração Geral;
  • Programa Gestão Informatizada;
  • Programa Assistir;
  • Programa de Incentivo e Apoio ao Esporte;
  • Programa Fardamento;
  • Programa Apoio Social; e
  • Programa Parcerias.

Principais benefícios oferecidos:

De acordo com a Norma Geral de Benefícios – NGB, de 13 de março de 2015 os benefícios oferecidos pela Fundação Dom Pedro II são:

• exame complementar;
  • tratamento ambulatorial;
  • procedimento cirúrgico;
  • anestesia;
  • tratamento odontológico;
  • aquisição de materiais para implantes odontológicos;
  • aquisição de aparelho ortodôntico;
  • manutenção de aparelho ortodôntico;
  • aquisição de prótese ortopédica;
  • aquisição de órtese ortopédica;
  • cautela de órtese ortopédica;
  • aquisição de aparelho auditivo;
  • aquisição de aparelho para apneia do sono;
  • aquisição de armação para óculos e lentes;
  • aquisição de roupas especiais para proteção de partes queimadas;
  • aquisição de medicamentos;
  • auxílio natalidade;
  • auxílio funeral; e
  • transporte em veículos especiais.